Tudo o que você precisa saber sobre “pedras na vesícula”

Dr. Márcio Jamel

O que é a vesícula biliar?
A vesícula biliar é um pequeno órgão que faz parte do sistema digestivo, localizado no quadrante superior direito do abdômen, bem próxima ao fígado.

Qual sua função?
Sua função é armazenar a bile produzida pelo fígado. Quando nos alimentamos, principalmente de alimentos gordurosos, necessitamos da bile para o processo de digestão. A bile será expelida para o intestino através da contração da vesícula, e irá auxiliar na digestão de gorduras e na absorção de nutrientes.

O que são cálculos da vesícula biliar (colelitíase)?

Os cálculo de vesícula biliar, popularmente conhecidos como “pedras na vesícula”:  são depósitos de material sólido (predominantemente de cristais de colesterol) na vesícula biliar. Podem ser únicos ou múltiplos, e de tamanhos variados.

É comum ter cálculo na vesícula?

A maioria dos distúrbios da vesícula biliar e dos ductos biliares é provocada por cálculos. Os principiais fatores de risco são: sexo feminino, idade acima de 40 anos, obesidade, rápida perda de peso como após cirurgias bariátricas, histórico familiar. Nos Estados Unidos, cerca de 20% das pessoas com mais de 65 anos tem cálculo biliar. No Brasil, estima-se que mais de 20 milhões de pessoas sofram dessa doença.

Quais os sintomas?

Cerca de 60% dos pacientes não apresentam sintomas e descobrem a doença durante exames de rotina.
No entanto, os cálculos podem provocar dor principalmente após a ingesta de alimentos gordurosos. São as cólicas biliares, e podem  estar associadas a náuseas e vômitos. A dor é sentida na parte superior do abdômen e costuma ser intensa o suficiente para que o paciente procure atendimento médico.
Esses episódios de cólica biliar podem se tornar frequentes e intensos, levando a complicações como inflamação aguda da vesícula (colecistite aguda), inflamação crônica (colecistite crônica). A inflamação predispõe à proliferação bacteriana, e o paciente pode apresentar febre. Os cálculos podem  migrar através da via biliar gerando quadros graves como coledocolitíase, ou ainda pancreatite aguda, que se não tratada adequadamente pode ser fatal.

Como saber se tenho cálculo biliar?
Pacientes com dor abdominal recorrente devem ser avaliados por um cirurgião. Será realizada entrevista, exame físico e serão solicitados exames de sangue e de imagem. O exame de escolha para detecção de cálculos de vesícula é o ultrassom abdominal. Após o diagnóstico, podemos programar a cirurgia eletivamente, ou seja, agendar uma data após avaliação do risco cirúrgico.

Qual o tratamento?

Quando os sintomas são leves, o tratamento pode incluir o uso de medicamento para aliviar a dor abdominal.
Uma dieta leve e balanceada, com baixa ingestão de gordura, é fundamental para evitar as crises até que a cirurgia possa ser realizada. Podemos programar a cirurgia eletiva após realização do risco cirúrgico.

A cirurgia também deve ser realizado quando o cálculo é muito grande ou quando há deslocamento de pequenos cálculos para a via biliar, gerando obstrução.

Em alguns casos é necessária a realização de procedimento endoscópico prévio ou até mesmo durante a cirurgia, para retirar cálculos que migraram.
Quando os sintomas são muito intensos, com inflamação ou infecção, pode ser indicado o tratamento cirúrgico de urgência.

Como é a Cirurgia para retirada da Vesícula?

Hoje em dia a Colecistectomia Videolaparoscópica é o padrão-ouro para o tratamento cirúrgico. É um procedimento realizado em centro cirúrgico, sob anestesia geral. Consiste na remoção da vesícula biliar através de vídeo cirurgia. São feitas pequenas incisões e a cirurgia é realizada com o auxílio de uma microcâmera. Esse tipo de cirurgia, conhecida como minimamente invasiva, permite uma melhor recuperação pós operatória, com menos dor, melhor aspecto estético e um retorno mais rápido às atividades do dia a dia.

A retirada da vesícula causa algum problema para o paciente?
Não. Essa é uma dúvida muito comum dos pacientes. A vesícula é um órgão com função basicamente de armazenamento. Como a produção da bile ocorre no fígado,  esse processo não será afetado, e a digestão dos alimentos ocorrerá normalmente mesmo na ausência da vesícula biliar.

Gostou do conteúdo? Compartilhe pelo WhatsApp no botão abaixo.

Leia Também...

Teleavaliação

Pensando na comodidade do cliente e se adaptando a pandemia pelo coronavírus, Dr. Fabiano Costa pode estar fazendo a sua avaliação online gratuita.

Agende a sua Avaliação Gratuita!

Através da avaliação estética, Dr. Fabiano Costa, irá indicar os melhores procedimentos estéticos, de acordo com as medidas da face, sinais de envelhecimento e queixas de cada paciente.

Atendemimento no BH Shopping, na Rua Desenbargador Edésio Fernandes, nº163, Sala 102, Estoril.

Horários de Atendimento:
Segunda a sexta das 8h às 18h.
Sábado de 8h às 13h.

× Agende uma Consulta